A Força da América de Thich Nhat HanhCarta de Thich Nhat Hanh Meus amigos e discípulos nos cinco continentes se juntam humildemente a mim para pedir ao governo dos Estados Unidos que não inicie uma guerra contra o Iraque. A guerra destruirá não apenas a população do Iraque, mas também a dos Estados Unidos e as do mundo inteiro. - Pedimos que considerem a experiência que têm de guerras passadas e reconheçam a devastação que causam aos que guerreiam, a perda de preciosas vidas humanas, a destruição do meio ambiente, a destruição das relações diplomáticas e da concórdia entre as nações do mundo.
- Pedimos que usem seus poderes de reflexão e de compreensão adquiridos em semelhantes situações históricas e atuais para impedir esta destruição e devastação à população dos Estados Unidos e para a proteção e segurança das populações do mundo inteiro.
- Pedimos que avaliem a interrelação entre os Estados Unidos e todas as nações do mundo para constatar que a guerra num território irá contribuir para a guerra em muitos territórios, que a destruição numa direção levará a destruição em muitas direções.
- Pedimos aos Estados Unidos que ajam em sintonia com a comunidade das nações, dando ouvidos à sabedoria coletiva e ao poder de decisão daquela comunidade.
- Pedimos que empossem as Nações Unidas como uma organização que tem por fim garantir a paz, porque é na paz que reside a esperança do mundo.
- Pedimos que não causem danos ou destruição à autoridade e ao papel que desempenham as Nações Unidas, mas que, pelo contrário, dêem o seu total apoio acatando suas recomendações.
- Pedimos que considerem os Estados Unidos como um membro ativo de uma organização mais abrangente, as Nações Unidas, e empenhem-se em trabalhar juntos como uma comunidade internacional, a fim de salvaguardar a segurança e o bem estar da população dos Estados Unidos e de todas as populações do mundo. As Nações Unidas, congregando muitas nações do mundo, têm o potencial de prover e manter foros para o diálogo e de oferecer os meios de manutenção da paz e da segurança de todas as nações do mundo.
- Pedimos que revelem o grande poder e sabedoria dos Estados Unidos demonstrando ao mundo que é possível resolver conflitos sem que seja necessário recorrer à destruição e à devastação a longo prazo que são as conseqüências da guerra. Ficaremos todos muito gratos.
Thich Nhat Hanh E a Comunidade Global do Viver do Viver Consciente Plum Village, França 16 fevereiro 2003
|