Zenguetsu Suigan - Yogo Roshi
(1912-1996)Referências/
Biografia/
Referências1
Zenguetsu Suigan é da 90
a.geração desde Buda e da 39
a.geração desde Dogen.
Zenguetsu Suigan foi Herdeiro do Dharma de
Taino Tetsushi e seu sucessor em Soji-ji, e seu nome está associado a uma das linhagens principais dentro do Soto Zen.
Zenguetsu Suigani é da 36
a.geração da linhagem
Gasan Joseki e transmitiu o Dharma para
Shingetsu Coen.
Biografia2
Zenguetsu Suigan Daiosho, Yogo Roshi foi Abade Superior do mosteiro Saijoji, em Odawara, e Vice-Abade Superior do mosteiro sede de Sojiji, em Yokohama.
Yogo Roshi viveu uma época de grandes mudanças e soube se transformar com elas. Ele foi eleito professor dos professores da escola Soto Zen, cargo que ocupou por muitos anos. Era respeitado pelos seus estudos, conhecimentos do Dharma, do Shoboguenzo, do Denkoroko, Shoyoroku, etc. Era respeitado por sua prática monástica que o levou de cargos de direçao a Abade Superior do Mosteiro Saijo-ji, posiçao que manteve até sua morte, e Vice-Abade Superior do mosteiro-sede de Soji-ji. Yogo Roshi deixou muitas caligrafias, escritos, tapes, vídeos e livros. Discípulos corretamente transmitidos somam-se vinte e centenas de milhares de pessoas a quem transmitiu os preceitos budistas para leigos. Incansável, nunca recusou um visitante, nem se escusava das inúmeras celebraçoes de cerimônias para as quais era constantemente solicitado. Certa vez, fui passar oito meses num mosteiro em Obama, chamado Hosshinji.
Coen Sensei foi a décima sexta a receber a transmissão do Dharma de Yogo Roshi e conta:
Quando cheguei, o monge cozinheiro, que também era o monge-recepcionista, me questionou:
- Qual o Dharma de Yogo Roshi?
- Nyo Ze. Kaku no gotoku. As coisas sao como sao. O universo é como é.
Meu interlocutor sorriu satisfeito.
Dia 21 de dezembro, ao amanhecer, silenciosa e tranqüilamente, Zenguetsu Suigan Daiosho, Yogo Roshi, entrou parinirvana, em seus aposentos internos de Abade Superior do Mosteiro Saijo-ji, na montanha Daiyuzan, em Odawara, Kanagawa-ken, Japao. Em 9 de setembro do mesmo ano, 1.996, havia completado 84 anos.
"O verdadeiro Dharmakaya nem aparece nem desaparece..."
As palavras da dedicatória dos serviços memoriais para monges é clara: o verdadeiro corpo do Dharma, o verdadeiro corpo da Lei ,dos Ensinamentos Corretos, nao aparece nem desaparece. O famoso nao-nascido e nao-morto dos textos Zen Budistas mais uma vez se revelando.
- Retirado do site http://www.caravelas.net/