logo FALE CONOSCO
shunya meditação mestres textos zen dzogchen links

INTRODUÇÃO A NATUREZA DA MENTE

texto compilado por Karma Tenpa Dharguye

A INTRODUÇÃO DIRETA
SEGUNDO O SEMDE (Sems Sde)

Do livro: AS ESFERAS DO CORAÇÃO - Kun Tu Bzang Po'i Snying Tig de Shardza Tashi Gyaltsen - Ensinamento Dzogchen da Tradição Bön.
Traduzido e comentado por Lopön Tenzin Namdak
Traduzido para o português por Tenpa Dhargye.


A natureza fundamental do estado natural (bodhichita) é a base de todos os reflexos. Ela é semelhante ao oceano; todas as espécies de reflexos podem aí aparecer. Assim o oceano reflete, de maneira igual, todas as imagens - o sol, a lua e as estrelas. Deveríamos compreender isso.

Do ponto de vista da bodhichita (quer dizer O ESTADO NATURAL), não podemos explicar a diferença entre a Base, a Energia ou os Reflexos. Porque a natureza do estado natural é vacuidade e, na vacuidade, não pode haver distinção entre eles. Por exemplo, no oceano, a claridade da água (energia) e seus reflexos não são diferentes da água - eles aparecem, mas eles não existem fora da água.Se olharmos do ponto de vista dos reflexos (quer dizer das aparências individuais), não há mais contradição. Com essa perspectiva, podemos ver que o oceano, sua claridade e seus reflexos são distintos uns dos outros. Entretanto, no estado natural, nenhum reflexo tem base real. Eles não possuem uma existência inerente.

Segundo o Lugyudang Drawai Dampa (lus rgyud dang 'dra ba'i gdams pa): "Sobre esse assunto, não falamos nem de vacuidade nem de visão. Nem a vacuidade nem a visão têm base".Assim o sistema do Semde serve somente para guiar os discípulos de capacidade inferior ao dzogchen, também o chamamos de Grande Selo (Mahamudra).O texto do Chagtri (phyag khrid) por Trugel Yungdrung (Brurgyal gyng drung) e seus discípulos o aceitaram como o ensinamento mais elevado, mas esse não é o caso. Ele não pode ser comparado ao ensinamento mais elevado, como a terra não pode ser como o céu.




Web hosting by Somee.com